quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A nova relação com o saber e suas implicações na EAD e a Tutoria Online

Pierre Lévy é professor titular na Universidade de Paris-X Nanterre, e combina sua formação de sociólogo, filósofo com a de engenheiro. Lévy é um importante pesquisador da hipermídia, das relações humanas e sociais contextualizadas no ciberespaço. Em seu livro “Cibercultura”, o autor trata das relações educacionais, comerciais e sociais do ciberespaço vislumbrando a construção de uma cultura geral a partir destas tecnologias. E questiona: Podemos falar de uma nova relação com o saber?

Ele responde ao questionamento apontando que o papel das tecnologias intelectuais é o de facilitar as novas formas de acesso à informação, bem como de criar novas formas de raciocínio para a construção de novos conhecimentos.

Devido ao saber infinitamente fragmentado no ciberespaço, Lévy esclarece que é inadequada a pretensão de abordar a totalidade infinita e desordenada das informações. Amparado no conceito de inteligência coletiva, o sociólogo apresenta novas formas de organização e de coordenação flexíveis, em tempo real, no ciberespaço.

Lévy aponta que o ciberespaço é o mediador essencial da inteligência coletiva e lança o convite para que a educação considere estas ferramentas, para que a partir delas crie a possibilidade de adequar o seu atual modus operandi, e desenvolva uma nova relação com o saber, ou seja, que a educação aproveite de todo  material que possibilita muita informação, que utilize as muitas ferramentas para aplicar todo conhecimento, com o cuidado de aproveitar de todo este material e utilizar todas as ferramentas de maneira mais adequada.

Assim, podemos concluir que esta adequação pode ser entendida como uma forma de operacionalizar a EAD, bem como a forma de apresentar, produzir, dividir, distribuir a informação contida no ciberespaço, com o treinamento, qualificação e desenvolvimento constante de tutores, sendo estes últimos os principais difusores e ordenadores da informação para que esta se transforme em conhecimento, ou seja, os novos criadores da nova relação com o saber.

Referências na Internet:

http://www.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/resenhas/pdf/teccogs_n3_2010_08_resenha_SEBASTIAO&PESCE.pdf



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